quinta-feira, 29 de julho de 2010

MÍDIA, IMAGEM E NÓS - O Caso Ciça Guimarães

É comum, em nossa sociedade, reconhecer o mal que é a corrupção, e atribuir essa falta de princípio principalmente ao meio político. No entanto, muitas das vezes não atentamos para a dimensão do que é corrupção, ela está presente em todos os níveis sociais e por mais simples que seja, é um mal que deve ser retirado do convívio para o bem de todos. Essa informação é tão batida e tão discutida que às vezes preferimos ignorar.
Ignoramos em muitos dos casos, mas quando vêm à tona casos como o da atriz Ciça Guimarães, lá está de volta a discussão sobre algo que a pouco ignoramos. Porque isso acontece, não se sabe.
A sociedade fica perplexa diante de um ato de corrupção, ou ao menos, a mídia, que trata o assunto com tamanha estranheza como se não houvesse casos de menor repercussão da mesma natureza e que muitas das vezes são relegados ao esquecimento ou arquivamento.
Fala-se em corrupção ativa com tamanha estranheza como se não houvesse denúncias (e neste caso não há) de outros casos dessa natureza.

Espetáculo

Entra em cena a mídia, a Polícia, a Justiça, os réus e o local do crime. A sociedade está na platéia.

A mídia está atônita diante de algo que nunca acontece, o policial corrupto foi afastado, a Polícia teve sua imagem manchada.

A Polícia deve providenciar uma situação que corrija a mancha na sua imagem.

A Justiça deve prevalecer, já que ambas as partes estão muito bem amparadas pelos defensores da lei (advogados)

E agora?

O carro invadiu um espaço público interditado, mas o réu também o invadiu e ninguém comenta (o réu é filho de uma global). Os dois estavam errados?

A Polícia está mostrando que prende os acusados de corrupção ativa, como foi o caso da mãe desesperada que tenta soltar o filho preso. Com voz de prisão acentuada e moralmente realizada a uma mulher, aparentemente pobre (atenta-se para o fato dela estar com R$500,00 em espécie na carteira). Mas não o fez aos familiares do jovem acusado no caso da atriz, também acusados do mesmo crime.

A sociedade está no seu lugar, sempre torcendo para que os culpados sejam punidos.

E assim caminha a humanidade...

Fonte: matéria de prisão da mulher por corrupção ativa, exibida do Hoje em Dia, 28.07.2010

Nenhum comentário: