sábado, 7 de maio de 2011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O QUE AS ESCOLAS ESTÃO ENSINANDO?

Num certo dia, num transporte coletivo, dentre vários passageiros que ali estavam, se destacavam 6 jovens estudantes. Sabia-se que eram estudantes, pois trajavam o uniforme de escola da capital e se destacavam pelas conversas, que em alto e bom som, deixava a todos perplexos.

Tratava-se de uma pornografia infindável, com discursos inflamados e gestos obscenos, que simulavam a posição de algumas de suas ‘amigas’ de orkut e a sensação que lhes causava de excitação e uma masturbação explícita para uma platéia atônita, com direito a bis, risadas e aplausos dos colegas. Um teatro forçado para os que, depois de um dia de trabalho, às vezes reclamam de tamanha monotonia e estresse no trânsito.

Após a encenação da peça, o desfecho foi ainda mais bizarro: ao descer do coletivo, o protagonista despediu-se de todos virando-se de costas e abaixando as calças. Uma cena típica de estudantes oriundos dessas “escolas” que não cumprem o seu papel; vícios e comportamentos de pessoas ignorantes, que não tiveram oportunidade de terem uma boa educação.

Pasmem!

Tratava-se de uma das principais escolas do Centro de São Luís, talvez a mais renomada por seu sistema de ensino voltado para o bom comportamento e para a ética da vida em sociedade. Os estudantes deviam ter entre 15 e 19 anos, entrando e saindo do transporte em área nobre da capital.

Essa adversidade foi o que mais chocou os presentes, que não entendiam, naquele momento, o que estava acontecendo. Como adolescentes tão bem informados, bem orientados, poderiam se comportar daquela forma? Afinal, o que as escolas estão ensinando???

Eliana Rose em 25.02.2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

CONSTRUINDO MURALHAS

Os presos estão se matando nas penitenciárias, vivendo em condições subumanas, indignas. E vê-se a preocupação do governo do Estado e Federal em dar uma satisfação à sociedade, através da mídia, de como esse problema será solucionado, sendo que a resposta é unânime e a mesma: vamos construir mais unidades prisionais. Como se essa única medida solucionasse o problema.

“VOTEM EM MIM QUE CONSTRUIREI MUITOS PRESÍDIOS PARA O POVO”. Essa não parece ser uma promessa de campanha eleitoral. A grande quantidade de presos não é apenas uma questão de segurança, mas uma questão social.

É comum, dizerem na mídia que o sistema carcerário está em colapso, mas esta não é uma verdade. O sistema carcerário apenas não está suportando o colapso de todos os outros sistemas: o de educação, o de saúde, o de emprego etc.

Os presos são pessoas. Que em algum momento da vida optaram pelo crime. Ninguém nasce criminoso.

As pessoas estão relegadas à própria sorte, sem oportunidade de seguirem uma carreira, sem emprego com salários dignos, sem um sistema de saúde adequado, sem programas de apoio, sem informação, sem perspectiva melhorar de vida, sendo desrespeitadas e tudo que se pensa é em construir muralhas, deixando claro para a população que é preciso aceitar as mazelas do sistema, e se não aceitar vai para a cadeia, e se não bastar vai para a cadeia em condições subumanas, e se se rebelar vai para Pedrinhas, e se for pouco vai morrer nas rebeliões.

E muitas cadeias estão sendo construídas para que todos vejam que lugar não vai faltar, nem que seja para prender todo mundo que se rebelar contra o sistema.

Escrito por Eliana Rose em 12.02.2011