Os presos estão se matando nas penitenciárias, vivendo em condições subumanas, indignas. E vê-se a preocupação do governo do Estado e Federal em dar uma satisfação à sociedade, através da mídia, de como esse problema será solucionado, sendo que a resposta é unânime e a mesma: vamos construir mais unidades prisionais. Como se essa única medida solucionasse o problema.
“VOTEM EM MIM QUE CONSTRUIREI MUITOS PRESÍDIOS PARA O POVO”. Essa não parece ser uma promessa de campanha eleitoral. A grande quantidade de presos não é apenas uma questão de segurança, mas uma questão social.
É comum, dizerem na mídia que o sistema carcerário está em colapso, mas esta não é uma verdade. O sistema carcerário apenas não está suportando o colapso de todos os outros sistemas: o de educação, o de saúde, o de emprego etc.
Os presos são pessoas. Que em algum momento da vida optaram pelo crime. Ninguém nasce criminoso.
As pessoas estão relegadas à própria sorte, sem oportunidade de seguirem uma carreira, sem emprego com salários dignos, sem um sistema de saúde adequado, sem programas de apoio, sem informação, sem perspectiva melhorar de vida, sendo desrespeitadas e tudo que se pensa é em construir muralhas, deixando claro para a população que é preciso aceitar as mazelas do sistema, e se não aceitar vai para a cadeia, e se não bastar vai para a cadeia em condições subumanas, e se se rebelar vai para Pedrinhas, e se for pouco vai morrer nas rebeliões.
E muitas cadeias estão sendo construídas para que todos vejam que lugar não vai faltar, nem que seja para prender todo mundo que se rebelar contra o sistema.
Escrito por Eliana Rose em 12.02.2011
2 comentários:
Muuuuito bmmmm! Uma sucinta e lúcida indignação. Um pequeno grande detalhe que não pode passar batido.
Que não podemos deixar passar...
Postar um comentário